O que levar em conta ao comprar café?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o café é a bebida mais popular no Brasil, logo depois da água. A ingestão média de café no Brasil fica entre 4 ou 5 xícaras diárias. Mas você sabe o que levar em conta ao comprar café?

Para você não errar na hora de comprar essa bebida deliciosa, no artigo de hoje listaremos algumas dicas de o que levar em conta ao comprar café.

O que levar em conta ao comprar café?
O que levar em conta ao comprar café?

Quais os benefícios do café?

O consumo moderado do café proporciona diversos benefícios para a saúde. O café tem efeito termogênico, o que ajuda na perda de peso. Também tem ação estimulante e auxilia na diminuição de dores de cabeça.

O café previve algumas doenças neurodegenerativas, como a doença de parkinson, alzheimer e diabetes tipo 2. A bebida ainda proporciona benefícios para o sistema respiratório, além de estar associada a menor risco de desenvolver um câncer, por exemplo.

O café se destaca com todos esses benefícios por conta da quantidade de cafeina que possui. A substância é da família da metilxantinas e tem efeito estimulante para o sistema nervoso central. Está ligada à melhora no estado de alerda, resistência do esforço físico e capacidade de aprendizado.

A cafeina contribui para a perda de peso, pela ação na quebra de gordura e estímulo na enzima Lipase. Essa enzima contribui para a quebra de gordura estocada.

O café possui outras substâncias benéficas a saúde, como os ácidos clorogênicos, uma substancia responsável pela ação antioxidante do café. A substância inibi infamações e reduz os riscos de doenças cardiovasculares.

O café tem ações antibacteriana, anti-hipertensiva e antiviral. Presente na bebida está a niacina, uma vitamina do complexo B, que está associada ao bom funcionamento do sistema nervoso.

Ajuda na hora de comprar café
Ajuda na hora de comprar café

Como consumir o café adequadamente

Os cuidados com o café começam desde como ele é armazenado até o momento do preparo. Após aberto, coloque o pó em um pote vedado e de preferência guarde-o na geladeira, assim é possível evitar a oxidação do pó.

Na hora da preparação é importante prestar atenção na quantidade e qualidade da água. Prefira sempre colocar água filtrada e em temperatura em torno de 96 graus. O consumo da bebida deve ocorrer logo após o preparo. Após 30 minutos de ser feito, o café começa a perder os nutrientes, sabor e aroma.

A melhor maneira de ingerir o café é puro, exite colocar adoçante ou açúcar, já que em excesso esses produtos são prejudiciais à saúde.

Evite consumir o café no final da tarde ou começo da noite, afinal a bebida pode prejudicar a qualidade do sono.

Tipos de grãos ao comprar café
Tipos de grãos ao comprar café

O que levar em conta ao comprar café?

Sobre as embalagens

Opte por embalagens à vácuo

Se formos pensar em qualidade de produto, a embalagem não faz diferença. Mas saiba que quando o café é embalado à vácuo o pó fica mais bem conservado até a abertura da embalagem. Afinal o vácuo evita a oxidação, o que faz com que o café não fique com um sabor rançoso.

Fique atento à quantidade. Sempre compre uma quantidade que possa ser consumida em poucos dias. Não se esqueça de fechar bem o pacote após usa-lo e guarda-lo em local protegido da luz.

As cápsulas são semelhantes ao pó

Caso você tenha em casa máquinas de café em cápsulas, saiba que o pó que é vendido em cápsulas é semelhante ao vendido em embalagens comuns.

Verifique o estado da embalagem

No momento da compra observe a data de validade e após isso observe a qualidade da embalagem, veja se está sem furos e em perfeito estado.

As embalagens tipo almofadas podem ficar um pouco estufadas, mas se não houver furos, não há nenhum problema.

Cada marca tem o seu blend de grãos

As marcas vendidas em supermercados criam as suas próprias misturas e nem sempre são descritas detalhadamente no rótulo.

Já as marcas com um maior padrão de qualidade, fornecem mais informações na embalagem.

Conheça os tipos de café

É importante saber que os cafés são disponíveis nas versões tradicional, forte, extra forte e descafeinado.

A intensidade não corresponde à quantidade de cafeína

Geralmente associamos os tipos forte e extra forte de café com maior concentração de cafeína não é mesmo? Mas se estivermos pensando nos produtos vendidos em supermercados comuns essa relação não está correta.

O que deixa a bebida mais forte nesse caso é a sua torra, ou seja, quanto mais intensa a torra for mais amargo será o sabor.

O tipo extra forte nem sempre é uma boa escolha

Quando o grão é muito torrado, há o risco de perder os nutrientes e até uma porção da cafeína, principalmente se o processo de fabricação não for feito com cuidado.

Outro fator contra o café extra forte é que muitas das pessoas podem usar uma quantidade excessiva de açúcar para diminuir o amargor e isso pode ser prejudicial à saúde.

Mas se ainda assim você é fã desse tipo de café, com o sabor mais intenso, pode continuar apostando nesse tipo de café. Sempre opte por produtos de marcas conhecidas e gourmet.

O descafeinado é recomendado em alguns casos específicos

Para ser chamado de descafeinado, o produto precisa ter mais de 97% da sua cafeina retirada. Ele é indicado para as pessoas que sofrem de agitação, ansiedade, hipertensão, grávidas e quem tem problemas com insônia. Caso tenham dúvidas o mais indicado é consultar um médico ou nutricionista.

Preste atenção no rótulo

Procure pelos selos

O selo da ABIC (Associação Brasileira da Industria de Cafés) garante que o produto está livre de impurezas. Para se certificar da qualidade do pó é importante procurar pelo selo da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), que é dado aos alimentos que passam no crivo da instituição quando estão crus ainda.

Cuidado com os preços muito abaixo do mercado

Saiba que a origem do café diz muito sobre a qualidade dele. Por isso, antes de comprar pesquise um pouco sobre a marca, ou escolha marcas conhecidas.

Cheque a data da torra, pois um grão torrado ou moído a muito tempo tem uma maior chance de oxidar e ficar com um sabor estranho.

Caso essas informações não estejam listadas no rótulo, cheque a data de validade e prefira o produto que vai demorar mais para vencer.

Se tiver a oportunidade de comprar grãos e moê-los em casa é a melhor opção, já que a moagem será recente e o gosto do café muito diferente.

Saiba ler o rótulo

Na parte da frente da embalagem é importante prestar atenção nos seguintes dados:

  • Origem: Se o produto é de alguma região específica
  • Intensidade: Diz se o produto é tradicional, forte, extra forte ou descafeinado.

No contra rótulo:

  • Geralmente é na parte de trás da embalagem que estão os selos de pureza e qualidade do pó
  • Data da torra ou validade do café: prefiram os produtos que foram torrados a menos tempo ou com data de validade mais longa.
Onde comprar café
Onde comprar café

Escolha o café ideal para você

Agora que você já sabe todos os benefícios do café para a saúde e o que levar em conta ao comprar café já pode escolher qual é o café ideal para você e a sua família.

Lembre-se de prestar atenção na embalagem, na data de vencimento, no tipo e na origem do café escolhido!

Qual tipo de café é o seu favorito?

Até o próximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *